Duas capas inspiradoras para o novo álbum de Janelle criadas pelo ilustrador Sam Spratt. Um trabalho simplesmente incrível.
Janelle Monáe é uma cantora americana de R&B / soul considerada revelação pela indústria fonográfica norte americana. Depois de 2 álbuns bem sucedidos, a cantora e dançarina lança o seu terceiro álbum (duplo), “The Electric Lady”.
As músicas, vindas de uma cantora com qualidade como Janelle, têm tudo para conquistar os fãs do clássico funk e soul. Ainda mais um convidado especial como Prince (!).
Mas, o que salta aos olhos de verdade, são as capas lindamente ilustradas. Repara:
Sam Spratt é um ilustrador nova iorquino de 24 anos. Jovem em idade, mas maduro em experiência. Seus trabalhos já foram encomendados pela Warner Bros, MTV, MSNBC, entre outros. Sua técnica digital é diretamente influenciada pela pintura à óleo.
O processo de criação envolveu Sam, Janelle e o diretor criativo da cantora, Chuck Lightning, que juntos pensaram em um conceito para as artes do álbum. Spratt descreve parte do processo (fonte):
Fizemos grandes mudanças conceituais, como inserir o tema robótica, ou circuitos de energia… e um pouco de nostalgia. Eu pesquisei literatura egípcia e “afrofuturística” para projetar suas jóias e a peça sobre o pescoço.
Ele fala sobre o envolvimento da cantora no trabalho visual, o que lembra muito o que falamos neste post há um tempo atrás:
A imagem e a música de Janelle estão evoluindo e mudando junto com a arte – músicos do seu nível não costumam estar muito preocupados com a capa do álbum. Mas ela é uma artista e, felizmente, conseguiu estar incrivelmente envolvida, opinando em assuntos mais técnicos visualmente, até coisas mais abstratas, como os sentimentos representados pelas cores, e o significado das mesmas em suas canções.
O resultado foi uma obra-prima ilustrada, que faz renascer em nós, da era mp3, a vontade de ir até uma loja e comprar um bom CD.
Veja o passo a passo do seu trabalho aqui:
Quer ver outra capa recente que enche o mundo visual de orgulho? Veja esta do John Mayer.
Comments (1)
Hadrien's Factorsays:
20 de setembro de 2013 at 20:56Muito bonito mesmo o tema do Electric Lady, bem colorido
http://hadrienfactor.blogspot.com/