Olá, amigos. Este post é um pequeno lembrete de alguns termos usados de forma inadequada por aí. Alguns já bem cascudos, como logomarca e outros mais discretos, fora algumas confusões. Não se assuste, estamos aqui para esclarecer alguns errinhos.
Logomarca e Logotipo
Popstar no ranking dos termos usados erroneamente. Logo e marca querem dizer a mesma coisa, logo+marca nada mais é do que “marca+marca”. Marca quer dizer significado e Logo também, conceito, ideia… Não vou me estender muito nesse porque a galera já está meio cansada de saber. Mas acredito que quando alguém fala logomarca está querendo dizer Logotipo, que quer dizer o símbolo atribuído a um significado, um sinal que represente um conceito.
Tipologia e Tipografia
Top 2 no ranking do mal.
Quando se fala sobre tipos, fontes, letras, o correto é usar Tipografia, “forma da escrita”. Tipologia é oooutra coisa, é a classificação científica de um grupo de seres vivos. Se quiser saber se é melhor usar Helvetica ou Baskerville pro seu projeto, esteja certo de pesquisar qual é a tipografia correta.
Designer e Design
Gente, essa provavelmente não é pra você, mas sua tia já disse isso alguma vez na vida. Se ela perguntar se você faz Designer, responde que isso é outra história. Pelo menos mais uns anos pra esperar seus filhos crescerem, ho ho ho. Lembre a sua tia que Designer com a terminação “er” significa “aquele que faz design”, como em algumas outras palavras em inglês. Quem faz filme é film maker, quem joga (play) é player, quem canta (sing) é singer. Mas antes que os professores de inglês me batam, isso não é uma regra…
Newsletter, mala-direta e email marketing
Muita gente confunde estes termos (até eu mesma que esqueci do email marketing e atualizei o post, haha).
Newsletter é o envio de conteúdo para quem deseja receber novidades sobre um respectivo site. É um HTML recebido por email com as news do site em que o usuário se cadastrou para receber tal conteúdo. É um processo de fidelização a longo prazo.
Já o email marketing é um email para divulgar produto, promoção, algo mais objetivo que induza o seu clique. Uma ação rápida de retorno objetivo.
A mala direta tem a mesma função do mail marketing, mas é a versão impressa dele. Geralmente chega na sua casa a cartinha no seu nome.
Newsletter e Feed
Já que você sabe o que é newsletter, fica mais fácil entender a diferença para um feed RSS. A newsletter é um resumo de novidades / conteúdos que você recebe por email, ok. Já o RSS reproduz o conteúdo do site em formato baseado em xml que pode ser reconhecido por leitores de feed sem que você precise estar diretamente no site. Ou seja, se é gerada alguma informação nova no site, o feed dele é automaticamente atualizado, e você pode saber disso usando um leitor tipo Google Reader ou o do próprio browser, ou presente até mesmo no Microsoft Outlook.
Resolução e dimensão
Esse erro é mais cometido pela galera que está envolvida em algum projeto impresso e ainda nãopegou a manha do negócio. Resolução é o nosso conhecido dpi, dots per inch, ou pontos por polegada, que determina a quantidade de pontos imagem em uma área determinada da imagem. Já a dimensão é o tamanho físico do arquivo, o tamanho real, em centímetros, ou outra unidade de medida qualquer.
Trocando em miúdos, se você tiver dois arquivos com as mesmas dimensões, por exemplo, 10x10cm e um estiver em 300 dpi e o outro 72 dpi, significa que os dois arquivos vão ser impressos com o mesmo tamanho, mas o que tem 300 pontos por polegada vai sair com uma resolução bem melhor do que o outro que só tem 72 pontos nessa mesma área.
Lembrando que isso importa e muito quando falamos de impresso. Porque no mundo digital e binário dos nossos computadores, tanto faz, importa mesmo suas dimensões em pixel. Se bem que vão te xingar se você fizer um site em 300 dpi. O padrão, no clã dos designers interativos é 72. Já o contrário, se você pega aquela imagem de 20×20 cm para imprimir na sua revista sendo que a foto tem 72 dpi, chora porque vai ficar tudo pixelado.
Gadget e Widget
Explicando rapidinho, gadget é um aparato eletrônico, tecnológico, com utilidade cotidiana, como nosso celulares, iPhones, mp3 players, Dvds portáteis e afins.
Widgets são elementos de interface gráfica com o usuário (GUI), ou seja, qualquer elemento onde você pode interagir e possui interface gráfica. Bom, acho essa explicação geral demais proque chamamos de widgets hoje em dia. Widgets usualmente são pequenos componentes de interação com o objetivo de entreter ou informar o usuário, que podem ser compartilhados online ( inseridos em blogs, sites, etc) ou atuando nos desktops, como pequenos aplicativos geralmente mais leves que softwares. Lembrando que o sistema precisa ter um gerenciador de widgets para que isso possa funcionar, como os Win mais novos como Vista e 7 e Macs.
Mais sugestões? Envie um comentário. 🙂
Comments (10)
Carlos Bahianasays:
14 de abril de 2011 at 18:14Pode incluir na sua (ótima) lista ergonometria.
Alguém deve ter achado boa ideia juntar ergometria (quem já fez teste de esforço passou por um tipo) e ergonomia, aquela disciplina tão necessária como (geralmente) mal compreendida.
Letícia Mottasays:
14 de abril de 2011 at 18:20Hhahaha eu nunca tinha ouvido falar dessa não! 😀
Marcio Toledosays:
21 de abril de 2011 at 9:18Boa! hehehe
Só um detalhe, mala-direta já seria algo mais voltado pra impresso e postagem via correio. No caso Email Marketing entraria junto ai pra explicar o trio confusão =)
Letícia Mottasays:
25 de abril de 2011 at 10:37Opa, verdade. Essa confusão na verdade é mais um trio do que uma dupla.
João Felipesays:
12 de dezembro de 2012 at 9:45Ao contrário do que foi veiculado nesse site e levando-se em conta o que preceitua a Academia Brasileira de Letras – ABL (e também os mais renomados dicionários disponíveis no mercado), a palavra LOGOMARCA existe e quer dizer: 1) conjunto formado pela representação gráfica do nome de determinada marca, em letras de traçado específico, fixo e característico e seu símbolo visual, figurativo e emblemático ou 2)representação visual de qualquer marca.
O termo LOGOTIPO (também de acordo com a ABL) é o símbolo que serve à identificação de uma empresa, instituição, produto, marca etc.
Portanto, AMBAS estão corretíssimas…
Douglassays:
16 de abril de 2013 at 21:47shut up.
Sybyllasays:
9 de outubro de 2013 at 20:41Quando eu vejo alguém falar “dá uma olhada no designer do meu blog” já pergunto se ela tem o telefone do cara… rs Porque é de doer essa. =D
gabriela m.says:
19 de maio de 2014 at 20:20Logomarca é mais uma daquelas palavras que se tornaram corretas porque a população fala muito. Mas certo, certo, não é não, haha.