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Você conhece os 3 modelos diferentes de oferecer descontos na web?

Como conquistar um grande número de pessoas com promoções na web? Quais os modelos desenvolvidos exclusivamente para o mercado online?

Quem nunca comprou nada pela internet? Nos dias de hoje, é praticamente extinto aquele tipo de usuário que não realiza alguma transação via ecommerce. E este número de consumidores “virtuais” não para de crescer.

Pra você ter uma ideia, conforme o e-bit, as vendas no comércio eletrônico brasileiro neste ano devem atingir R$ 28 bilhões, crescimento de cerca de 24% sobre os R$ 22,5 bilhões faturados em 2012. Em 2012, foram realizados ao longo do ano 66,7 milhões de pedidos, um volume 24,2% maior do que o registrado no ano anterior. Ufa.

As categorias mais vendidas no e-commerce em 2013.

Mas, diferente de algumas lojas que reproduzem na internet o seu modelo de funcionamento offline, alguns novos negócios oferecem uma experiência que só existe na web. Se falarmos de promoções, então, aí sim que o negócio fica bem diferente do que vemos nas prateleiras físicas, com as compras coletivas e clubes de descontos.

Vamos refletir sobre algumas categorias dessas de sites, que repensaram o ecommerce tradicional para proporcionar uma experiência focada nos “internautas” (como nosso amigo Galvão Bueno falar…):

Plataformas de ofertas

São portais, que agregam desde cupons de desconto até ofertas de sites de compra coletiva. Você pode conseguir descontos em lojas cadastradas, para usar do jeito que quiser, ou para comprar produtos específicos à venda.

A vantagem deste tipo de sites é que os cupons são gerados na hora. Mas o processo de compra não é realizado internamente, e sim através dos próprios sites das lojas conveniadas. Basta copiar o código de desconto e colar no momento da compra.

Segundo uma pesquisa feita pela empresa alemã Global Leads Group, criadora do Dsconto.com, portal que se classifica nesta categoria, a geração de cupons online têm algumas vantagens como:

  • São mais fáceis de mensurar do que cupons gerados offline.
  • Aumento de frequência de uso, de 56% para 73% no próximo ano.
  • Os cupons ajudam a incrementar os gastos (É né? A fatura do cartão que o diga… rs)
  • Auxiliam positivamente o ciclo de compra e venda no mercado.
Sem estoque, sem caixas. Só computadores… (foto: Global Leads Group)

Compras coletivas

Modelo de comércio online que estourou há cerca de 3 anos atrás no Brasil, com a chegada do Groupon, mas que vem entrando lentamente em declínio, passando por uma fase de reestruturação.

Os sites de compra coletiva, como o próprio Groupon ou o nacional Peixe Urbano, funcionam como um veículo para os anunciantes interessados em divulgar suas marcas e serviços. Os anunciantes oferecem uma oferta e, se ela atingir um número mínimo de interessados, o voucher é liberado para a venda.

Os compradores podem adquirir seus cupons de desconto diretamente pelo site de compras, com um prazo de validade pré estabelecido.

Compra coletiva
Imagem via

O que tem levado à menor procura dos sites de compra coletiva pelos consumidores, é o fato de as marcas oferecerem mais do que podem atender, dando muita dor de cabeça à quem precisa agendar um serviço adquirido. Não é culpa dos sites de oferta, mas o consumidor fica sem saber em que anunciante pode realmente confiar.

Mas ainda assim, o mural de promoções é tentador e pode ser uma boa oportunidade de economizar. Só ficar ligado.

Clubes privados de compra

Um modelo de outlet virtual, importado da Europa, que também funciona com ofertas com tempo de duração e quantidade pré determinados. A diferença, neste caso, é que para fazer parte do clube, você precisa ser convidado.

O modelo funciona muito bem para o mercado de moda, beleza e acessórios, como o Brandsclub, Privalia, Coquelux.

O mosaico de marcas que habita a home do Privalia.

Estes 3 modelos são os que mais têm se difundido na rede. Você conhece algum modelo diferente? Deixe seu comentário.

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

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