Press ESC to close

O que as escolas não ensinam às crianças

codeclub

Será que ler e escrever é tudo que as crianças precisam aprender para estabelecer uma comunicação com o mundo?

Em pleno 2013, tente se lembrar de alguma atividade que não envolva tecnologia e/ou computadores. Ler um livro? Será que você lê num leitor digital? Digamos que seja um livro impresso, alguém certamente diagramou utilizando um software. E correr na praia? Bom, será que você não tem uma playlist no seu mp3 player, ou controla a distância percorrida com um app?

As novas gerações estão cada vez mais conectadas à internet e a tecnologia. São nativos digitais. Olha só:

Mas, mesmo nascendo de olho em computadores e gadgets, crianças e jovens não sabem a linguagem da tecnologia. Ou seja, todos sabem usar, mas nem todos sabem criar.

A programação é a linguagem básica para determinar que o computador ou smartphone execute alguma ideia que você pensou. E, mesmo assim, a programação ainda é vista como um bicho de sete cabeças. Não faz parte da grade das escolas, e muito menos das atividades de lazer. Será que é tão chato assim?

Veja este vídeo e entenda como a programação pode fazer parte do cotidiano infantil de um jeito divertido:

Criar “coisas” é o objetivo da programação. E crianças adoram inventar. Por que não criar de um jeito lúdico? Esta é a proposta do Code Club, uma rede mundial de aulas gratuitas para crianças, que já recebeu até apoio do Google. Ela utiliza o Scratch, uma linguagem que mistura lógica com ilustrações, histórias e personagens.

codeclub

O Code Club nasceu no Reino Unido com o objetivo de ensinar gratuitamente programação às crianças e se espalhou pelo mundo com a ajuda de voluntários. Aqui no Brasil, o projeto conseguiu arrecadar fundos através de uma iniciativa de crowdfunding para formalizar o processo de se tornar uma ONG.

codeclub

Através de “clubes” espalhados por todo o país, voluntários recebem o material e o apoio do Code Club para ensinar a lógica da programação para os pequenos. Basta ter um espaço com computadores, disposição em ajudar e muita vontade de ver essa galera hackear o futuro.

O mais legal é que no final do projeto, os “programadorezinhos” criam um jogo, completamente interativo e baseado na linguagem que aprenderam, o Scratch.

Legal, né? Você pode saber mais no site oficial do Code Club Brasil.

 

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@cutedropblog no Instagram