Press ESC to close

A música clássica está na moda

Itaú - música clássica na publicidade

Campanhas e ações publicitárias que estão usando a música clássica como base para suas ideias.

Depois de saturadas versões do funk da Anitta em campanhas publicitárias nacionais (veja o post aqui), vale a pena dar uma olhada em outro estilo musical que vem sendo bem explorado por algumas marcas por aí: a música clássica.

Do ano passado pra cá, tivemos alguns exemplos de comerciais e ações que misturaram muito bem sinfonias e assuntos nada pomposos, como banco, dinheiro e até fraldas.

Quer ver?

Itaú

O banco lançou em 2013 uma série de iniciativas baseadas no conceito #issomudaomundo (criado pela DPZ), que abraça atividades em prol do meio-ambiente e das crianças.

Para este último grupo, foram criadas ações de estímulo à leitura e um vídeo que mostra como a música clássica pode ser recebida pelos pequenos, provando que cultura pode estar presente na vida deles desde cedo. O interessante é que o banco não fala em nenhum momento de assuntos financeiros, mas alcança os pais: um público que tem um grande investimento pela frente: seus filhos. Veja o vídeo:

Folha de São Paulo

Parece que o Itaú não foi o primeiro a unir música clássica e crianças. E provavelmente nem a Folha, que em fevereiro de 2013 lançou a coleção “Música clássica para crianças”, que contava com livros ilustrados contando a história dos compositores, além de um CD

Veja o filme “Primeira Sinfonia” para veiculação na TV. Criação da Agência Africa.

Pampers

Em uma ação criada este ano pela Conil Saatchi & Saatchi para a Pampers, um concerto foi organizado para mães e seus respectivos bebês, ainda não nascidos. Chamado de Pampers Pancitas, o objetivo da ação era preservar a cultura hispânica que vinha se perdendo entre as famílias de origem latina em Miami (EUA). Para isso, uma orquestra tocou músicas latinas no formato de concerto, com direito à presença da Thalia (lembra dela?).

Todo o áudio foi reproduzido em fones desenvolvidos para serem acoplados às barrigas das grávidas, e assim, fazer a música chegar até os bebês, mesmo antes de nascerem.

Ok, não rolou Mozart nem Bach, mas valeu.

Banco Sabadell

A música clássica na publicidade

Um flashbmob diferente aconteceu nas ruas da Espanha em 2012. Para comemorar os 130 anos do Banco Sabadell, a instituição resolveu homenagear a cidade, que leva o mesmo nome, com um flashmob na frente da agência bancária. O evento contou com mais de 100 integrantes da  “Orquestra Simfònica del Vallès” e com os corais “Lieder”, “Amics de l’Òpera” e o “Coral Belles Arts”. A peça escolhida para ser interpretada foi a 9ª Sinfonia de Beethoven.

Criação da agência Remake Comunicación.

Lembra de mais alguma ação que usou a música clássica como tema principal? Comente abaixo!

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@cutedropblog no Instagram