Campanhas e ações publicitárias que estão usando a música clássica como base para suas ideias.
Depois de saturadas versões do funk da Anitta em campanhas publicitárias nacionais (veja o post aqui), vale a pena dar uma olhada em outro estilo musical que vem sendo bem explorado por algumas marcas por aí: a música clássica.
Do ano passado pra cá, tivemos alguns exemplos de comerciais e ações que misturaram muito bem sinfonias e assuntos nada pomposos, como banco, dinheiro e até fraldas.
Quer ver?
Itaú
O banco lançou em 2013 uma série de iniciativas baseadas no conceito #issomudaomundo (criado pela DPZ), que abraça atividades em prol do meio-ambiente e das crianças.
Para este último grupo, foram criadas ações de estímulo à leitura e um vídeo que mostra como a música clássica pode ser recebida pelos pequenos, provando que cultura pode estar presente na vida deles desde cedo. O interessante é que o banco não fala em nenhum momento de assuntos financeiros, mas alcança os pais: um público que tem um grande investimento pela frente: seus filhos. Veja o vídeo:
Folha de São Paulo
Parece que o Itaú não foi o primeiro a unir música clássica e crianças. E provavelmente nem a Folha, que em fevereiro de 2013 lançou a coleção “Música clássica para crianças”, que contava com livros ilustrados contando a história dos compositores, além de um CD
Veja o filme “Primeira Sinfonia” para veiculação na TV. Criação da Agência Africa.
Pampers
Em uma ação criada este ano pela Conil Saatchi & Saatchi para a Pampers, um concerto foi organizado para mães e seus respectivos bebês, ainda não nascidos. Chamado de Pampers Pancitas, o objetivo da ação era preservar a cultura hispânica que vinha se perdendo entre as famílias de origem latina em Miami (EUA). Para isso, uma orquestra tocou músicas latinas no formato de concerto, com direito à presença da Thalia (lembra dela?).
Todo o áudio foi reproduzido em fones desenvolvidos para serem acoplados às barrigas das grávidas, e assim, fazer a música chegar até os bebês, mesmo antes de nascerem.
Ok, não rolou Mozart nem Bach, mas valeu.
Banco Sabadell
Um flashbmob diferente aconteceu nas ruas da Espanha em 2012. Para comemorar os 130 anos do Banco Sabadell, a instituição resolveu homenagear a cidade, que leva o mesmo nome, com um flashmob na frente da agência bancária. O evento contou com mais de 100 integrantes da “Orquestra Simfònica del Vallès” e com os corais “Lieder”, “Amics de l’Òpera” e o “Coral Belles Arts”. A peça escolhida para ser interpretada foi a 9ª Sinfonia de Beethoven.
Criação da agência Remake Comunicación.
Lembra de mais alguma ação que usou a música clássica como tema principal? Comente abaixo!
Deixe um comentário